segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Roleta Russa

Hoje uma morte me incomoda,pela brutalidade que aconteceu.
Um amigo do meu pai morreu,nesse sábado, vítima de um arrastão. Foi morto com 3 tiros,em frente a esposa e a filha, porque bateu no carro dos bandidos. Desde que eu soube dessa história que eu venho me indignando, e tendo cada vez mais medo do que o Rio está se tornado.Mais de 4 arrastões em 2 dias.Pra mim é brutal pensar no que leva alguém a matar outra pessoa dessa forma. Acredito que não tenha motivo tão bom que justifique matar outra pessoa a sangue frio e a troco de nada.O que motiva essas pessoas?
Bem ou mal,desde a escola aprendemos sobrre cidadania. Escutamos desde do jardim de infância frases como "Você não pode pegar o brinquedo do outro,está errado", "Você tem que ser legal com seu amiguinho,agradeça porque ele te emprestou o brinquedo" e etc. E isso vai nos construindo, mesmo que sem a gente perceber,essas frases formam nosso caráter. Mas e quem não teve acesso a uma escola estrutura, e muito menos teve uma família estruturada que ensinasse isso? Acho que essa é a chave de tudo.Muitos desses bandidos não tiveram acesso a nada disso,e talvez esse seja um dos motivos pra cometerem as bárbaridades que cometem.Não respeitam os outros, não sabem que o direito deles acaba onde começa o dos outros.
Por causa dessa falta de investimento do estado em educação, a sociedade vem reforçando um quadro de desigualdade social que desencadeia estas outras coisas negativas.Estamos vivendo em uma roleta russa, e isso assusta. Até eu que não costumo me intimidar,estou preucupada. Quem de nós pode afirmar que não será o próximo a morrer nessa cidade violenta? Ninguém pode.Não sou nada negativa,mas sou extremamente realista.Eu, e todo mundo está vendo o que está acontecendo e infelizmente não somos nós que podemos evitar. Fazemos nossa parte: pagamos nossos impostos. Mas e aí? Nem educação de qualidade, nem saúde de qualidade,nen nada de qualidade em um país que quer sediar copa do mundo e olimpíadas. Se eu fosse um estrangeiro não botaria os pés nesse lugar. Prá que? Existem praias mais lindas- e limpas- do que as do Rio de Janeiro. Pra mim, esse 'jeitinho brasileiro' de que os estrangeiros tanto gostam é uma falsidade. Esse 'jeitinho' é uma desculpa esfarrapada da sociedade pra dizer que não fazem nada direito, que não terminam nada que fazem. De que são preguiçosos e por isso não esquentam pra nada que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário